Neste sábado, em todo o Brasil, inclusive em Caxias, ocorreu a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. O objetivo da atividade era alertar a população sobre os perigos da doença e como preveni-la.
A ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) contou com a participação de voluntários da área da saúde e, claro, a campanha contou com o apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias.
Sabrina, Gabriela e Camila aturam no Clube Juvenil |
Laura, Marina e Giovana fizeram no Clube Recreio da Juventude |
Seis voluntárias da Liga Jovem foram aos Clubes Juvenil e Recreio da Juventude para explicar aos sócios sobre os riscos de se expor ao sol no período das 10h às 15h. Elas entregaram amostras grátis de protetores e bloqueadores solares e panfletos explicativos.
Câncer de Pele:
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil. Ele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando diagnosticado precocemente, tem maior chance de cura.
Como identificar o Câncer de Pele:
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:
- Crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
- Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
- Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Lembrando que caso ocorra exposição solar não basta apenas protetor. É preciso óculos de sol, chapéu ou boné, camiseta e guarda-sol. É importante lembrar que o protetor/bloqueador solar seja passado 30 minutos antes da exposição, repassando a cada duas horas.
Parabéns pelo lindo trabalho e obrigada pela participação de vocês. Essas atitudes realmente podem mudar a incidência futura de câncer de pele na nossa cidade!
ResponderExcluirAbraço carinhoso,
Mauren Seidl